vivendo, viajando e aprendendo

Caminhos do mar, Ribeirão Pires, Cubatão e Santos

Em meio à Mata Atlântica, entre ipês, aroeiras, guatambus, umbaúbas e outras espécies nativas, a antiga estrada de Santos – um dia chamada estrada da Maioridade – é um pedaço importante da história brasileira. Privilegiado por estar a apenas 45 km do centro de São Paulo, o “Caminhos do Mar” é mais do que uma opção de passeio. Além de se apresentar como um lugar que combina diferentes paisagens é também um patrimônio ambiental histórico, cultural e tecnológico, declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera.

Na área do empreendimento estão distribuídos 9 monumentos, 8 deles construídos em 1922 em comemoração ao centenário da independência do Brasil.
Sugerimos uma caminhada por um percurso de 9Km pela estrada Velha de Santos, em meio à Mata Atlântica, passando por nascentes e pelos monumentos históricos, chegando até o Cruzeiro Quinhentista, em Cubatão.

Já na parte baixa, faz-se uma caminhada por uma trilha até o poção do Rio Perequê, onde há a oportunidade de nos refrescarmos com deliciosos mergulhos.

DURAÇÃO:

1 dia